Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 às 17:48

Deputado Rafael solicita criação de um novo Batalhão da PM para Timon

Também por solicitação do parlamentar, acontecerá em Timon a Operação Força Total, que terá o apoio das Forças Estaduais de Segurança Pública

Na sessão desta quinta-feira (29), o deputado Rafael (PSB) confirmou o envio de uma Indicação ao governo do Estado, solicitando a criação de mais um Batalhão de Polícia Militar em Timon. Com uma demanda crescente na área de Segurança Pública, visto a amplitude da cidade e por fazer parte da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, Timon necessita urgente de um novo Batalhão.

Segundo o deputado, Timon tem características distintas se comparada a outras cidades do Maranhão. É uma área de divisa entre dois estados e, por causa do grande fluxo diário de pessoas e veículos, se torna vulnerável para ações criminosas. Durante seus mandatos, Rafael tem investido trabalho e recursos para melhorar a qualidade de vida dos timonenses. Na Segurança Pública, o deputado confirmou, ainda durante seu pronunciamento, o envio de viaturas, motos e aumento, sempre que possível, do efetivo policial para o município.

O novo Batalhão, solicitado pelo deputado Rafael, visa atender, prioritariamente, os bairros Cidade Nova, Parque Alvorada, Vila do BEC, Joia, Sucessão e entorno. Na Indicação, o deputado Rafael justifica a solicitação com a necessidade de “intensificar e fortalecer a presença do policiamento ostensivo, melhorando a capilarização do serviço de Segurança Pública, respeitando a demanda por regiões e o planejamento do estado”.

Operação Força Total

Ainda nesta quinta-feira, por solicitação também do deputado Rafael, acontecerá em Timon a Operação Força Total, que terá o apoio das Forças Estaduais de Segurança Pública (FEISP), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Choque e do 11º Batalhão de Polícia Militar de Timon.

(Assessoria)

Cláudia Coutinho comemora inauguração da Unidade Escolar Eugênio de Sá Coutinho em Matões

Parlamentar afirmou que a entrega da unidade de ensino foi um marco para os moradores do povoado Pedreiras, beneficiando mais de 200 jovens

A deputada Cláudia Coutinho (PDT) repercutiu, na sessão plenária desta quinta-feira (29), a inauguração da Unidade Escolar Eugênio de Sá Coutinho, no povoado Pedreiras, no município de Matões. A parlamentar afirmou que a entrega da unidade de ensino foi um marco para os moradores da localidade, beneficiando mais de 200 jovens.

Cláudia Coutinho participou da inauguração da Unidade Escolar Eugênio de Sá Coutinho ao lado do prefeito Ferdinando Coutinho, do presidente da Câmara Municipal de Matões, Tiago Brito, demais vereadores e secretários de governo. A escola conta com seis salas de aula, quadra poliesportiva coberta, bloco administrativo e bloco de serviço, representando a materialização de um sonho da população.

“Um sonho de séculos passados, porque essa escola começou com uma sala de aula. A homenagem a Eugênio de Sá Coutinho já era um sonho, pois era um homem trabalhador rural, que já tinha a educação como prioridade para os filhos e sabia que a educação, realmente, é a arma transformadora”, afirmou.

A parlamentar destacou ainda um acordo histórico celebrado entre a gestão municipal e o Tribunal de Justiça do Maranhão, que transformou os precatórios oriundos de gestões passadas em uma obra muito significativa para a população. Ela agradeceu também ao governador Carlos Brandão (PSB) pela sensibilidade e parceria nesse processo.

“Fica a gratidão ao governador Carlos Brandão e à Justiça do nosso Estado do Maranhão. O prestígio fica a toda a população matoense, que se fez presente nesse marco histórico não só para a nossa cidade, mas para o nosso estado”, concluiu.

STF invalida regra sobre distribuição de sobras eleitorais em eleições proporcionais

O entendimento é de que a alteração introduzida no Código Eleitoral inviabiliza a ocupação de lugares no parlamento por partidos pequenos

Por maioria de votos, o Plenário do STF invalidou restrição de acesso de partidos e candidatos à segunda etapa de distribuição das sobras eleitorais, vagas não preenchidas nas eleições proporcionais. Com a decisão, todos os partidos poderão participar da última fase de distribuição dessas vagas, antes reservada aos que atingissem cláusula de desempenho.

Por maioria de votos, prevaleceu o entendimento de que a aplicação dessa cláusula de desempenho, que exigia o atingimento de 80% do quociente eleitoral, para os partidos, e 20% para os candidatos, introduzida no Código Eleitoral pela Lei 14.211/2021, na última fase da distribuição de vagas, inviabilizaria a ocupação de lugares no parlamento por partidos pequenos e por candidatos que tenham votação expressiva.

Também, por maioria, foi declarada a inconstitucionalidade de regra do Código Eleitoral, também introduzida pela lei 14.211/2021, e de resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prevê que, caso nenhum partido alcançasse o quociente eleitoral, as vagas seriam preenchidas pelos candidatos mais votados. O entendimento, nesse caso, foi de que a regra retiraria o caráter proporcional para as eleições parlamentares.

O colegiado definiu, ainda, que a decisão será aplicada a partir das eleições de 2024 e não afetará o resultado das eleições de 2022.

Quociente eleitoral e partidário

O quociente eleitoral é obtido com a divisão dos votos válidos pela quantidade de vagas a serem preenchidas. Já o quociente partidário, que define o número de vagas de cada partido, é obtido com a divisão do total de votos da agremiação pelo quociente eleitoral.

Distribuição de vagas

A lei estabeleceu que as vagas nas eleições proporcionais são distribuídas em três fases. Inicialmente as vagas são distribuídas os partidos que obtiveram 100% quociente eleitoral e preenchidas pelos candidatos que tenham tido votos em número igual ou superior a 10% do quociente.

Na segunda fase, em que começam a ser distribuídas as sobras, participam os partidos com pelo menos 80% do quociente eleitoral, e os candidatos com votação igual ou superior a 20% desse quociente.

Ainda havendo vagas residuais, a lei prevê que as cadeiras sejam distribuídas aos partidos que apresentarem as maiores médias. Nesse ponto, a maioria do colegiado entendeu que, para compatibilizar a regra com a Constituição Federal, é necessário permitir a participação de todas as legendas, independentemente de terem alcançado a cláusula de desempenho.

As ações foram propostas pela Rede Sustentabilidade (ADI 7228), Partido Socialista Brasileiro (ADI 7263) e Partido Progressista (ADI 7325). As informações são do STF.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024 às 19:19

Policiais evitam que jovem de 21 anos pule de ponte em Caxias

O fato aconteceu ontem, terça-feira (27),  e o pior foi abortado após policiais do esquadrão Águia, composição formada pelo cabo Brener, soldados Igor e Maia estarem fazendo rondas nas imediações e constatarem uma garota em pé, parada próxima as laterais da ponte com um olhar meditativo.

Os militares logo perceberam que poderia se tratar de um perigo para a moça.

Cautelosamente, os militares se aproximaram da garota e perguntaram o que ela fazia naquele local.

Chorando muito, a garota acabou revelando aos militares que morava no povoado Mandacaru, próximo ao Baú, tinha pego uma carona num caminhão e ao chegar a Caxias tinha se dirigido a ponte com o propósito de pular.

Adquirindo a confiança dela e usando de vários argumentos para fazê-la desistir da ideia, o militar Brener acabou conseguindo com sucesso a desistência da garota.

Após a convencerem, a jovem de iniciais E.S.C. de 21 anos de abortar a ideia , ela foi levada para o Hospital Geral de Caxias para cuidados médicos.

Uma bela ação dos nossos policiais militares…

(Do Blog do Elias Lacerda)

Ferdinando Coutinho e Nonatinho inauguram escola no povoado Pedreira e ressaltam parceria com o governador Carlos Brandão

O município de Matões foi presenteado, na manhã desta quarta-feira, 28, com a inauguração da Unidade Escolar Eugênio de Sá Coutinho, no povoado Pedreira, zona rural do município. A inauguração contou com a presença do prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, do secretário de Governo, Nonatinho, além de demais secretários, vereadores e população local.

O prefeito Ferdinando Coutinho destacou a importante parceria do governador Carlos Brandão para a realização da obra e reforçou que os recurso de Matões são reinvestidos no município para o bem da população. “Sabemos o quanto uma educação de qualidade é fundamental para desenvolvimento de cada indivíduo e para o progresso de nossa sociedade. Que esta escola seja um espaço de crescimento, de descobertas e de novas oportunidades para todos os que passarem por ela”, afirmou.

Já o secretário de Governo, Nonatinho, reforçou os agradecimentos de toda a comunidade ao governador Carlos Brandão. “Graças à sua colaboração e parceria, entregamos uma obra que impactará positivamente a educação de Matões. Muito obrigado. Governador”. 

A Unidade Escolar Eugênio de Sá Coutinho possui seis salas de aula modernas, uma quadra poliesportiva coberta, espaços de lazer, um bloco administrativo completo entre outros espaços para o atendimento à população local.

Com o aumento do ICMS no Maranhão, aproveite para economizar na conta de energia com a WJ Energia Solar

O recente reajuste da alíquota do ICMS no estado do Maranhão, que passou de 20 para 22%, neste mês de fevereiro, fez com que grande os contribuintes buscassem meios para aliviar esse aumento procurando formas de economizar. E uma grande oportunidade de economia rápida e segura é com a contratação de um projeto solar.

A WJ Energia Solar, com experiência comprovada em todo o Nordeste, ressalta o bom momento para que o contribuinte faça a sua adesão à um projeto solar, que vai lhe proporcionar conforto e  economia.

A empresa ressalta as facilidades para o financiamentos dos projetos, que tem carência de 120 dias, podendo ser parcelados em até 120 meses e com o valor da parcela equivalente ao preço que o consumidor paga atualmente na conta de energia. Os sistemas tem uma vida útil de até 25 anos, o que representa uma economia gigantesca para os consumidores. 

Então aproveite a oportunidade e entre em contato com a WJ Energia Solar e conheça as facilidades para economizar bastante na sua conta de energia e ainda contribuir com o meio ambiente consumindo uma energia limpa.

TSE proíbe uso de inteligência artificial para criar e propagar conteúdos falsos nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamentou, nesta terça-feira (27), de maneira inédita, o uso da inteligência artificial (IA) na propaganda de partidos, coligações, federações partidárias, candidatas e candidatos nas Eleições Municipais de 2024. A medida foi tomada pela Corte ao aprovar 12 resoluções, relatadas pela vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que disciplinam as regras que serão aplicadas no processo eleitoral deste ano.

Ao alterar a Resolução nº 23.610/2019, que trata de propaganda eleitoral, o Tribunal incluiu diversas novidades que envolvem a inteligência artificial. São elas: proibiu as deepfakes; fixou obrigação de aviso sobre uso de IA na propaganda eleitoral; restringiu o emprego de robôs para intermediar contato com o eleitor (a campanha não pode simular diálogo com candidato ou qualquer outra pessoa), bem como responsabilizou as big techs que não retirarem do ar, imediatamente, conteúdos com desinformação, discurso de ódio, antidemocrático, racista, homofóbico, de ideologia nazista e fascista.

Dois artigos acrescentados no texto trazem importante contribuição para coibir a desinformação e a propagação de notícias falsas durante as eleições. O artigo 9º-C proíbe a utilização, na propaganda eleitoral, “de conteúdo fabricado ou manipulado para difundir fatos notoriamente inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral”, sob pena de caracterizar abuso de utilização dos meios de comunicação, acarretando a cassação do registro ou do mandato, bem como a apuração das responsabilidades nos termos do artigo 323 do Código Eleitoral.

Já o artigo 9º-E estabelece a responsabilização solidária dos provedores, de forma civil e administrativa, caso não indisponibilizem, imediatamente, determinados conteúdos e contas, durante o período eleitoral.

Uma das normas mais modernas do mundo

Logo após o Plenário incluir os trechos sobre IA na resolução da propaganda eleitoral, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, destacou que o Tribunal aprovava, naquele instante, uma das normas mais modernas do mundo com relação ao combate à desinformação, às fake news e ao uso ilícito da inteligência artificial.

O ministro afirmou que a resolução da propaganda eleitoral, com os acréscimos feitos, permitirá que a Justiça Eleitoral tenha “instrumentos eficazes para combater o desvirtuamento nas propagandas eleitorais, nos discursos de ódio, fascistas, antidemocráticos e na utilização de IA para colocar na fala de uma pessoal algo que ela não disse”.

As resoluções aprovadas na sessão de terça vão orientar todos os envolvidos no processo eleitoral (partidos, coligações, federações, candidatos, eleitores, juízes eleitorais e TRES) sobre o que é permitido e vedado no pleito deste ano, previsto para o dia 6 de outubro (1º turno). As eleições deste ano definirão os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do país para os próximos quatro anos.

Aviso de utilização de IA

Conforme aprovado na resolução pelo Plenário, a inteligência artificial só poderá ser usada na propaganda eleitoral, em qualquer modalidade, com um aviso explícito de que o conteúdo foi gerado por meio de IA.

Caso uma candidata ou um candidato use deepfake (conteúdo em áudio ou vídeo, digitalmente manipulado por IA), poderá ter o registro ou o mandato cassado, com apuração das responsabilidades conforme disposto no Código Eleitoral.

Responsabilização de provedores

A resolução sobre propaganda eleitoral também impõe uma série de obrigações aos provedores de internet e às plataformas digitais para combater a disseminação de fake news. O texto prevê a responsabilização das plataformas que não retirarem do ar, imediatamente, conteúdos que contenham discursos de ódio ou teor antidemocrático, entre outros.

A norma determina que provedores e plataformas passam a ser considerados “solidariamente responsáveis, civil e administrativamente, quando não promoverem a indisponibilização imediata de conteúdos e contas, durante o período eleitoral” nos casos descritos.

As big techs deverão ainda adotar e divulgar medidas para impedir ou diminuir a circulação de “fatos notoriamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral”.  

Pela resolução, a Justiça Eleitoral poderá determinar que as empresas divulguem conteúdo informativo que esclareça o teor inverídico ou gravemente descontextualizado impulsionado. Além de coibir a desinformação, a determinação abrange conteúdo antidemocrático, racista, homofóbico, de ideologia nazista, fascista ou que apresente comportamento ou discurso de ódio.

De acordo com o texto, será criado um repositório de decisões do TSE para dar agilidade a decisões judiciais de remoção de conteúdo falso. As empresas deverão, ainda, comprovar que cumpriram a determinação.

Um compromisso permanente

O combate à desinformação e às notícias falsas é um compromisso permanente do TSE. Desde a sua posse como presidente da Corte, o ministro Alexandre de Moraes tem dito, em diversas oportunidades, que “o que não pode ser feito no mundo real, não pode ser feito no mundo virtual”.

No dia de 25 de abril de 2023, o presidente do TSE entregou aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, propostas de emendas aditivas ao Projeto de Lei nº 2.630/2020, que trata da regulação das plataformas digitais e do combate às fake news.

Na ocasião, o ministro destacou que as propostas foram elaboradas com base na experiência do Tribunal no enfrentamento da desinformação e a partir dos inquéritos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) que investigam o modus operandi da instrumentalização das redes sociais por milícias digitais.

No dia 5 de dezembro de 2023, o TSE firmou um acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para lidar com abusos cometidos na internet e dar rapidez à retirada de conteúdos digitais que disseminam fake news.

Programa de Enfrentamento à Desinformação

Em 2019, o TSE criou o Programa de Enfrentamento à Desinformação,  com o objetivo de reduzir os efeitos nocivos da desinformação contra a Justiça Eleitoral e seus representantes, o sistema eletrônico de votação e as diferentes fases do processo eleitoral. O programa também busca a ampliação do alcance de informações verdadeiras e de qualidade, além da capacitação da sociedade para que ela saiba identificar e denunciar conteúdos enganosos. Atualmente, a iniciativa conta com mais de 150 parceiros, como redes sociais e plataformas digitais, instituições públicas e privadas, entidades profissionais, entre outros integrantes.

O programa se tornou uma ação permanente do TSE em 2021. Os parceiros dividem com a Justiça Eleitoral atribuições que incluem: o monitoramento e a apuração de notícias falsas, assim como o combate à desinformação com esclarecimentos sobre a questão abordada e com a informação correta sobre o assunto, por meio de notícias publicadas na página Fato ou Boato e nos diversos canais da instituição. As informações são do TSE.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024 às 19:11

Polícia Civil prende homem condenado por roubo em Timon

No momento da prisão, o indivíduo utilizava duas tornozeleiras eletrônicas

Na manhã desta terça-feira (27), a Polícia Civil do Maranhão, através do 2º Distrito Policial de Timon, deu cumprimento a um mandado de prisão condenatória contra um homem, de 27 anos, acusado pela justiça pelo crime de roubo majorado. O preso foi condenado a 15 anos de reclusão.

De acordo com o delegado Cláudio Mendes, titular do 2º DP, o preso responde a inúmeros processos em Teresina, capital do Piauí e na cidade de Timon pelo crime de roubo praticado contra residências, principalmente chácaras. Ainda segundo o delegado, o indivíduo, na companhia de mais dois comparsas, os quais mediante uso de arma de fogo e muita violência subtraíam os bens das vítimas.

Hoje, de posse do mandado de prisão, uma equipe da Divisão de Capturas e Inteligência(DICAP/2ºDP), conseguiu localizar e prender o condenado no bairro Leonel Brizola, em Timon.

Um fato chamou à atenção dos policiais, pois no momento da prisão, o indivíduo utilizava duas tornozeleiras eletrônicas, sendo uma de cada comarca, algo que segundo o delegado, é raro de ocorrer. O preso atualmente trabalhava como gerente de uma academia de musculação, em Timon e, é estudante de Ciências Contábeis na UEMA.

Agora, o homem deve ser encaminhado para uma unidade prisional da região para iniciar o cumprimento de sua sentença condenatória. As informações são da Ascom PCMA.

PF combate desvio de recursos públicos destinados à educação no Piauí

Ao todo, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Teresina/PI, além do sequestro de bens e valores dos investigados de aproximadamente R$ 20 milhões

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (27/2), a Operação Flashback, com o objetivo de combater desvio de recursos públicos federais oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE -, destinados à aquisição de gêneros alimentícios e o fornecimento de merenda escolar em contratações públicas com municípios do estado do Piauí.

A operação mobilizou mais de 50 policiais federais, com o apoio de auditores da Controladoria Geral da União (CGU), para o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e decisão de sequestro de bens e valores em endereços vinculados aos investigados, dentre eles residências e empresas vencedoras das licitações, em Teresina/PI. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

A investigação teve início a partir de informações recebidas pela Polícia Federal que indicavam a continuidade de esquema criminoso, envolvendo o fornecimento de merenda escolar para o poder público, operado por grupo de pessoas e empresas, algumas delas já investigadas recentemente, que foram alvos de operação policial, agora se valendo da constituição de nova pessoa jurídica para atuação nas contratações públicas.

Durante o processo investigativo, foi identificado como modus operandi a prática fraudulenta de constituição sucessiva de novas empresas como forma de driblar as autoridades e superar sanções judiciais e administrativas impostas pela atuação irregular, principalmente, quando do impedimento e proibição de contratação com o poder público, com o intuito de perpetuar o esquema criminoso.

Foram constatados superfaturamento por sobrepreço em procedimentos licitatórios, direcionamento das contratações, atuação em conluio entre as empresas, indicativos de utilização de notas fiscais falsas e outras irregularidades graves, o que ensejou o sequestro de bens e valores dos investigados no montante de aproximadamente R$ 20 milhões.

O objetivo da ação de hoje é interromper a prática criminosa, coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros servidores públicos ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados do PNAE.

Os investigados poderão responder pela prática de crimes licitatórios, crimes contra a administração pública, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As informações são da PF.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 às 21:57

Vereador Neto Peças denuncia atraso de seis meses nos repasses para o hospital regional de Timon

Ao ocupar a Tribuna da Câmara Municipal de Timon na manhã desta segunda-feira, 26, o vereador Neto Peças denunciou que o Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco está há seis meses sem receber repasses do governo do estado do Maranhão, o que tem prejudicado a qualidade dos serviços prestados à população. 

O parlamentar afirmou que os servidores do Hospital Alarico Nunes Pacheco estão há pelo menos seis meses com os salários atrasados e que além disso, os fornecedores também esperam a meses pelos repasses do governo do estado do Maranhão e que por conta do atraso, o serviço prestado à população tem deixado a desejar em relação à qualidade.

Neto Peças afirmou que somente em salários atrasados, o governo do Maranhão deve quase R$ 350 mil aos funcionários do Hospital Alarico Nunes Pacheco. O vereador afirmou, que os repasses estão atrasados porque o governo do Maranhão estaria “quebrado” e que espera que a situação comece a se normalizar após o aumento na alíquota do ICMS e das taxas do Detran.

Prefeitura de Timon terá Centro de Exames de Imagem com ressonância magnética

Um marco para a saúde pública de Timon. Nos próximos dias, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá inaugurar o Centro Médico de Exames de Imagem. A estrutura, que irá funcionar no centro da cidade, vai disponibilizar exames de alta complexidade, com equipe especializada.

A obra já foi concluída e a implantação dos equipamentos de exames especializados está em fase final. No Centro Médico de Exames de Imagem, a população poderá fazer ressonância magnética, ultrassom e raio-x.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, ressalta que o Centro Médico de Exames de Imagem irá oferecer atendimento moderno, de qualidade, humanizado.

“É uma estrutura completamente nova que, com certeza, representa um marco para a nossa saúde. Mais um grande investimento da gestão da prefeita Dinair Veloso, que vai beneficiar os timonenses que hoje dependem de deslocamento para outras cidades para fazer ressonância magnética. Vale destacar que a Prefeitura de Timon dispõe de mamógrafo no Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher, o CAISM, tomógrafo e ultrassom na Policlínica Municipal e raio-x no Hospital do Parque Alvorada”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.

O atendimento no Centro Médico de Exames de Imagem será realizado mediante marcação antecipada junto às unidades de saúde, pelo sistema municipal de regulação.

(Assessoria)

Deputada Cláudia Coutinho participa da entrega de escola no povoado Pedreira, em Matões

Ao lado do prefeito Ferdinando Coutinho e do secretário de Governo, Nonatinho, parlamentar destacou a importância da nova unidade educacional

A deputada estadual Cláudia Coutinho (PDT) participou da inauguração da Unidade Escolar Eugênio de Sá Coutinho, na sexta-feira (23), no povoado Pedreiras, zona rural do município de Matões.

Ao lado do prefeito Ferdinando Coutinho e do secretário de Governo, Nonatinho, a deputada destacou a importância da nova escola, e do investimento feito na educação do município.

“A educação é a arma para mudar o mundo, e que possamos continuar avançando na construção de um futuro brilhante para a nossa gente, guiados pela educação e pelo desejo de crescimento do município”, disse a parlamentar.

A Escola Municipal Eugênio de Sá Coutinho foi construída com recursos próprios da Prefeitura de Matões.

A unidade possui salas de aula, biblioteca, diretoria, banheiros, refeitório, sala de informática e uma quadra poliesportiva.

Presidente da Famem e diretor-geral impulsionam representatividade em Brasília: encontro com prefeitos e convite para composição na CNM

Durante a última semana, o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Ivo Rezende e o diretor-geral, Miltinho Aragão, participaram de importantes agendas em Brasília. Os representantes da Famem marcaram presença em diversos eventos, destacando o papel essencial do escritório da entidade na capital federal.

O escritório da Famem em Brasília serviu como ponto de encontro para prefeitos e prefeitas de todo o estado do Maranhão, que participaram da cerimônia de posse do ministro Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal (STF). Além de ser um espaço de acolhimento, tornou-se também um ambiente propício para diálogos e interações entre os gestores municipais, fortalecendo os laços e a representatividade do estado na esfera federal.

A participação ativa da Famem nesse momento histórico para o Maranhão ressalta seu prestígio e protagonismo no cenário político estadual e nacional.

Durante a estada em Brasília, o presidente Ivo Rezende recebeu um convite de grande destaque: compor a chapa “CNM Independente” com Paulo Roberto Ziulkoski, como vice-presidente, na próxima eleição da Confederação Nacional de um Municípios (CNM). O convite é um reconhecimento do trabalho e da liderança de Ivo Rezende, bem como da importância da Famem no contexto nacional participando da diretoria executiva da CNM.

Diante desses acontecimentos, fica evidente o papel fundamental da Famem como representante dos interesses dos municípios maranhenses, não apenas no estado, mas também em âmbito nacional.

domingo, 25 de fevereiro de 2024 às 08:32

Tapa-buraco: 360 toneladas de asfalto foram usadas na manutenção de ruas em Timon

Com equipes na MA-O40, a Prefeitura de Timon ultrapassa 360 toneladas de asfalto usadas na manutenção de ruas este ano. Na rodovia, que é de competência estadual, a ação é emergencial e paliativa, para dar condições de trafegabilidade no trecho mais desgastado.

Com recursos próprios, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), recuperou desde vias de grande movimentação a importantes corredores de tráfego nos mais diferentes bairros.

Até o momento receberam melhorias de infraestrutura a MA-040, avenidas Perimetral, Regimento, Piauí e 01, no Parque Alvorada. As ruas Brasil, no conjunto Padre Delfino; D na Vila do Bec; e Herculano dos Santos, no Conjunto Primavera também receberam a operação tapa-buraco.

(Assessoria)

sábado, 24 de fevereiro de 2024 às 09:30

Prefeito Ferdinando Coutinho entrega escola modelo no povoado Pedreiras em Matões

Nesta sexta-feira (23), o prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, entregou à comunidade escolar a nova Escola Municipal modelo, construída no Povoado Pedreiras.

A obra foi realizada com recursos próprios da prefeitura, oriundos de precatórios referentes a uma condenação contra a prefeitura municipal.

A escola, que conta com várias salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, quadra poliesportiva e refeitório, atenderá diversos alunos da rede municipal de ensino. 

Estiveram presentes na inauguração além da comunidade em geral, o prefeito Ferdinando Coutinho, secretário Noantinho, deputada Cláudia Coutinho, secretários municipais, lideranças e vereadores. As informações são do Blog do João Victor Oliveira.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024 às 20:39

Em Timon, Governo realiza Cuidar de Todos Cirurgia, no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco

Com o Programa Cuidar de Todos Cirurgia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta sexta-feira (23), a realização de cirurgias de histerectomia (retirada de útero) e laqueadura (cirurgia de esterilização definitiva) no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon (MA).

“Este é o primeiro de uma série de mutirões que acontecerão aqui no hospital para zerar a fila de espera. Cada cirurgia realizada é uma vida transformada.  O Governo do Estado não tem poupado esforços para que todos os procedimentos possam ser realizados”, frisou a diretora geral do Hospital Alarico Nunes Pacheco, Ana Patrícia Bringel.

Os procedimentos terão continuidade neste sábado (24) e domingo (25). A previsão é a realização de 45 cirurgias nos três dias do Cuidar de Todos Cirurgia. Maria do Socorro de Araújo, de 65 anos, residente em Timon, foi assistida na ação. “Eu vou fazer hoje uma cirurgia de retirada de útero e estou agradecida da oportunidade. Estou sendo muito bem tratada”, disse.

O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), oferece atendimentos nas áreas de obstetrícia, urgência e internação, ginecologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, cirurgia urológica, cirurgia e ambulatório ortopédico, nefrologia, nutrição, psicologia, cardiologia (parecer e risco cirúrgico), ultrassonografia, radiologia, clinica medica (internação e ambulatório), pediatria (internação e ambulatório), regulação oncológica, anestesiologia e proctologia.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024 às 16:25

Vereador Neto Peças denuncia que taxa de licenciamento do Detran já está sendo cobrada com o novo reajuste de 85%

O vereador de Timon, Neto Peças, aliado da prefeita Dinair Veloso, usou a tribuna da Câmara Municipal na quarta-feira, 21, para denunciar que os proprietários de veículos que estão emitindo a guia para o licenciamento de veículos no site do Detran do Maranhão, já estão sendo cobrados pelo novo valor da taxa, que passou de R$ 85 para R$ 157,33, um aumento de 85%, que deveria começar a valer somente a partir de quinta-feira, dia 22.

“Veja só que absurdo, vamos chamar aqui ia atenção do PROCON, porque somente a partir de amanhã (22), que era pra começar a ser cobrado esse valor e hoje (21), todas as taxas que estão sendo tiradas, já estão sendo tiradas com o valor de R$ 157,33”, reforçou.

O parlamentar lembrou ainda que recentemente o Governo do Estado do Maranhão reajustou o ICMS de 18% para 22% e que agora penaliza mais uma vez a população com um aumento de 85% na taxa de licenciamento de veículos no Detran.

Sinsep Timon recebe até amanhã, 23, inscrições para eleição da Diretoria para o triênio 2024/2026

Clique na imagem para ampliar 
O prazo para as inscrições de chapas para as eleições da Diretoria e de membros do Conselho Fiscal do Sindicato dos Servidores Públicos de Timon (SINSEP), para o triênio 2024/2026 se encerra nessa sexta-feira, 23. 

Podem ser candidatos todos os servidores efetivos pertencentes ao quadro de sindicalizados do SINSEP que tiverem mais de um ano de exercício efetivo no Serviço Público municipal da base territorial do Sindicato, excetuando-se os servidores que ocupam cargos em comissão junto à administração pública municipal.

A presidente do SINSEP, Isabela Ferreira, reforça que todas as informações e datas do edital estão disponíveis no site da entidade e que a diretoria tem convocado todos os servidores aptos a participarem do pleito.

A data para a realização da eleição que consta no Edital é o dia 05 de abril de 2024 e a posse da nova diretoria está marcada para acontecer no dia 06 de maio de 2024. O Sindicato dos Servidores Públicos de Timon está localizado na rua G, 841, no bairro São Marcos, próximo ao Colégio Militar, e está à disposição dos servidores para esclarecer quaisquer dúvidas.

Veja aqui mais informações.


Governador autoriza concurso público com 200 vagas para policial penal do Piaui

A escolaridade mínima exigida é curso superior; edital será lançado em breve

O governador Rafael Fonteles publicou decreto autorizando a realização do concurso público para o preenchimento de 200 vagas para o cargo de policial penal, além de 200 classificados para cadastro reserva. O decreto nº 22.774 foi publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí (DOE) de 21 de fevereiro de 2024.

Das 200 vagas de preenchimento, após a realização do curso de formação, 150 são para ampla concorrência e 50 para negros ou pardos, mesma proporção para os 200 classificados no cadastro de reserva. Será exigida a formação de curso superior completo em qualquer área. 

O concurso ficará a cargo da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), sendo que o edital está previsto para ser publicado em breve. Na ocasião, serão divulgadas as atribuições da comissão organizadora do certame, os requisitos para a investidura nos cargos, o prazo de validade, a carga horária, bem como os requisitos para cada uma das cinco fases do concurso, as modalidades das provas, seu conteúdo, a forma de avaliação e a remuneração do cargo.

O ingresso dos candidatos aprovados ocorrerá na 3ª classe e na referência inicial do cargo.

(Fonte: Secom/Gov-PI)

Flávio Dino toma posse como ministro do STF nesta quinta-feira (22)

Jurista, político, professor e advogado, Dino exerceu cargos nos três Poderes da República.

Natural de São Luís (MA), Flávio Dino de Castro e Costa chega ao Supremo Tribunal Federal (STF) aos 55 anos de idade para assumir a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, ocorrida em setembro. Dino foi indicado ao STF no dia 27 de novembro de 2023 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. No dia 13 de dezembro, foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, e teve seu nome aprovado tanto naquele colegiado quanto no plenário.

A sessão solene de posse de Flávio Dino no STF terá início às 16h desta quinta-feira (22) e contará com a presença de cerca de 800 pessoas, entre autoridades, amigos e convidados. A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube. Após a sessão, Flávio Dino assistirá a uma missa de ação de graças na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, localizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Nomeação

O decreto de nomeação de Flávio Dino para o STF foi publicado em 31 de janeiro de 2024, data em que deixou o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) com data a partir de 22 de fevereiro, dia de sua posse na Suprema Corte. Quando assume a vaga, o novo membro da Corte herda os processos que estavam no gabinete do ministro a quem sucede. Assim, Dino receberá 340 processos do acervo da ministra Rosa Weber.

Três Poderes

Ao longo de sua vida profissional, Flávio Dino exerceu cargos nos três Poderes da República, nas esferas estadual e federal. No Judiciário, foi juiz federal por 12 anos, entre 1994 e 2006. No período, representou a categoria presidindo por dois anos a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). Integrou o Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde ocupou o cargo de secretário-geral. No Supremo, foi juiz auxiliar no gabinete do ministro Nelson Jobim (aposentado).

Dino deixou a magistratura em 2006, seguindo uma tradição familiar de dedicação ao Direito e à política. Seus pais, Sálvio Dino e Maria Rita, também foram advogados. Na política, exerceu mandatos eletivos e cargos de destaque. No Poder Legislativo, elegeu-se deputado federal pelo Maranhão para a legislatura de 2007 a 2011. Com o término do mandato, esteve à frente da presidência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Em 2014, foi eleito governador de seu estado e tomou posse no ano seguinte. Ele permaneceu no cargo, após reeleição, até 2022.

Ministério da Justiça e Segurança Pública

Em seguida, Dino foi eleito para o Senado Federal. Tomou posse, mas logo se licenciou para atender ao convite do presidente Lula para integrar o Poder Executivo, no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, órgão onde estava quando foi nomeado para o STF. Ele renunciou ao mandato no Congresso Nacional, encerrando 18 anos de carreira na política partidária.

Formação

Dino graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1990, de onde também é professor desde 1993. Fez mestrado em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e foi professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), entre 2000 e 2002. As informações são do STF.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 às 18:53

PF deflagra operação no Maranhão contra emissão de diplomas falsos

A operação se concentrou na desarticulação de um esquema ilegal voltado à oferta de cursos de graduação por faculdades sem credenciamento e autorização do MEC, com a subsequente emissão de diplomas falsos

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 21/2, a Operação Mendacius, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos municípios de Buriticupu/MA, Santa Inês/MA, Imperatriz/MA, Teresina/PI e Porto Nacional/TO, com a finalidade de combater grupo criminoso envolvido na oferta irregular de cursos de nível superior e emissão de diplomas falsos.

A operação se concentrou na desarticulação de um consolidado esquema ilegal instalado no estado do Maranhão e imediações, voltado à oferta de cursos de graduação por faculdades sem credenciamento e autorização do MEC, com a subsequente emissão de diplomas falsos, utilizados posteriormente em requerimentos de registro profissional junto aos Conselhos Profissionais.

Os dirigentes destas Instituições de Ensino Superior (IES) clandestinas anunciavam a oferta de cursos de ensino superior de forma irregular, alegando possuírem “parcerias/convênios” com faculdades credenciadas pelo Ministério da Educação, que viriam a expedir os diplomas de graduação ao final dos cursos.

Assim, inúmeros alunos foram ludibriados, acreditando estudarem em cursos de graduação regulares (Serviço Social, Administração, Pedagogia, Letras), que lhes daria direito à diplomação e possibilitaria o exercício profissional, quando, na verdade, tratava-se do esquema fraudulento exposto.

Esta rede criminosa, portanto, está sendo investigada pela prática de delitos como estelionato, falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso, crime contra as relações de consumo, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Para interromper estas atividades criminosas, foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão em residências e faculdades envolvidas, cumpridos nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

Além disso, a ação resultou no arresto de bens – com bloqueio de valores em contas bancárias e indisponibilidade de veículos e imóveis, como forma de assegurar o ressarcimento aos lesados, bem como inibir a reiteração delitiva, impedindo o enriquecimento ilícito dos envolvidos.  

Durante o cumprimento dos mandados foi realizada, ainda, a prisão em flagrante de um dos alvos por posse irregular de arma de fogo.

A Operação Mendacius contou com a participação de 50 policiais federais dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. As informações são da PF.

Povoado Pedreiras ganhará Escola Modelo nesta sexta-feira (23), anuncia prefeito Ferdinando Coutinho

A gestão do prefeito Ferdinando Coutinho realizará a entrega de mais uma escola modelo na zona rural de Matões. Desta vez será beneficiado o povoado Pedreiras, com inauguração às 16h desta sexta-feira, 23. A obra é fruto da parceria da gestão municipal com o governo do Estado do Maranhão. 

A escola modelo do povoado Pedreiras possui seis salas de aula modernas, uma quadra poliesportiva coberta, espaços de lazer, um bloco administrativo completo entre outros espaços. Com a entrega de mais esta obra, a prefeitura de Matões busca oferecer um ambiente adequado para o ensino e a aprendizagem dos estudantes da região.

A cerimônia de inauguração contará com a presença do prefeito Ferdinando Coutinho, do secretário Nonatinho, entre outros secretários municipais, além de vereadores, lideranças locais e representantes da comunidade escolar e da sociedade civil do povoado Pedreiras.

A escola municipal do Povoado Pedreiras faz parte de um conjunto de obras que o prefeito Ferdinando Coutinho vem realizando em Matões.

Semdes realiza seminário integrativo com profissionais da Rede Socioassistencial

Nesta terça (20) e quarta (21) acontece o Seminário Integrativo de Avaliação da Execução das Ações Socioassistenciais de 2023, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O objetivo principal é refletir sobre a importância do processo de avaliação na Política de Assistência Social e na materialização do Sistema de Avaliação e Monitoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Timon.

Todos os profissionais da Rede de Assistência Social estão participando e terão dois dias de painéis, mesas redondas e apresentações. “Serão apresentados os principais resultados do diagnóstico socioterritorial do município e do monitoramento da rede, criando um espaço participativo de avaliação da conjuntura e dos desafios para a política de assistência social no município e de construção de alternativas para aprimorá-lá”, afirma Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social.

“Durante os dois dias haverá uma troca de experiências e saberes, ampliando a participação de seus clientes protagonistas, proporcionando resultados positivos para os sujeitos envolvidos e, principalmente, para aqueles a quem a política se destina mais diretamente, que é a população”, acrescenta ele. O evento está acontecendo no auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz.

(Assessoria)

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024 às 17:30

Henrique Jr afirma em encontro que seu grupo político em Timon terá mais de 40 pré-candidaturas

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Timon, Henrique Júnior, participou na noite de ontem do encontro de alinhamento e planejamento estratégico com pré-candidatos e correligionários do PL. De acordo com o deputado, a sigla terá mais de 40 pré-candidaturas proporcionais em Timon no pleito eleitoral deste ano.

“O encontro foi importante para dialogarmos sobre as eleições de 2024, conhecer a equipe jurídica e de contabilidade que acompanhará todos os pré-candidatos na pré-campanha, período eleitoral e após a campanha e traçar as metas e estratégias para este ano”, informou.

Henrique Júnior afirmou também que o encontro foi o momento de reafirmar a organização e compromisso do PL com pleito eleitoral, além da possível composição com outras siglas, tendo em vista que serão mais de 40 pré-candidaturas proporcionais.

(Assessoria)

Dois integrantes de milícia armada são presos pela Polícia Civil em Timon

Em resposta rápida no combate ao crime de milícia armada no municipio de Timon, a Polícia Civil do Maranhão, conseguiu na tarde da última segunda-feira(19), prender em flagrante dois homens que estariam se passando por policiais militares armado para ameaçar moradores da área urbana, bem como da zona rural do município. As prisões foram executadas por policiais civis do 2º Distrito Policial de Timon.

O delegado Cláudio Mendes, titular do 2º Distrito Policial, disse que as prisões ocorreram após uma sequência de registros de boletins de ocorrências em delegacias da cidade, informando que três homens armados estariam se passando por policiais miliares do Estado do Piauí para ameaçar uma moradora do bairro Cidade Nova III e que o mesmo grupo estaria realizando abordagens em moradores da zona rural.  

Nesta segunda, os policiais civis conseguiram prender dois dos suspeitos, que estavam em um veículo e, com eles, apreendidos um revólver calibre .44 com numeração raspada carregado com seis munições, além de duas munições deflagradas, colete balístico com tombo da Polícia Militar do Piauí, dois pares de algemas, um simulacro de pistola e vários acessórios de uso policial. A dupla foi apresentada na Central de Flagrantes, sendo indiciada por crime de milícia privada.

As investigações terão continuidade visando identificar o terceiro criminoso, bem como possíveis outros crimes cometidos pelo bando. As informações são da Ascom PCMA.

Com obras nos bairros Cajueiro e Cidade Nova, Prefeitura de Timon pavimentou mais de 100 vias

Em três anos, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), alcançou a marca de 106 vias, com pavimentação em paralelepípedo e blocos de concreto. Atualmente estão em obras as ruas José Odécio, no bairro Cajueiro, e 38, no Cidade Nova.

Esses dois bairros que estão em obras são com recursos articulados pela prefeita Dinair Veloso com o então deputado federal e atual ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que destinou emendas para Timon.

“Com esse investimento já pavimentamos também a Rua 06, do Parque União, e dezenas ruas já foram asfaltadas”, explica Lourival Júnior, secretário da Seinfra.

A moradora da Rua 38, do bairro Cidade Nova, demonstrou entusiasmo com o andamento da obra.

“Todo dia a gente pedia e, graças a Deus, chegou. Agora vai dar é certo pros meninos brincarem, cada um com sua bicicletinha”, disse a moradora Cristiane Gomes.

Com recursos próprios, a atual gestão já pavimentou mais de 80 ruas em paralelepípedo. O Beco 03, do bairro Bela Vista, também será beneficiado com obras de pavimentação.

“Por determinação da prefeita, temos trabalhado com pavimentação em todos os bairros e vamos continuar trabalhando forte”, finaliza o secretário.

(Assessoria)

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024 às 18:10

Timon: vereador Neto Peças crítica aumento do ICMS

O vereador Neto Peças fez uso da tribuna da Câmara Municipal de Timon nesta segunda-feira, 19, para criticar o novo aumento do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), que a partir desta segunda passa a ser de 22%. 

O parlamentar aliado da prefeita Dinair Veloso, ainda criticou os deputados estaduais representantes de Timon na Assembleia Legislativa por terem votado favoráveis ao novo reajuste na tarifa do ICMS. 

Neto Peças questionou o fato de que mesmo com uma alíquota alta, o governo do Estado do Maranhão não consegue realizar melhorias básicas para a população como o recapeamento da MA-040, em seu trecho mais caótico. “A prefeita Dinair Veloso foi sensível e usou recursos do município para recuperar o trecho da MA-040 que passa por Timon”, destacou.

Operação da Polícia Civil apreende drogas e prende uma pessoa por tráfico em Timon

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (19), a Polícia Civil do Maranhão, desencadeou operação policial de enfrentamento ao tráfico de drogas no município de Timon. Os alvos da ação policial foram os bairros Bela Vista e Cocais.

As investigações se iniciaram na Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) de Timon, após recebimento de informações sobre pontos de comércio de entorpecentes nos bairros alvos.

De acordo com a delegacia especializada, após conclusão das investigações iniciais, foi representado ao Poder Judiciário pela expedição de três mandados de busca e apreensão contra endereços alvos das investigações.

Nesta manhã, durante o cumprimento das ordens judiciais, as equipes policiais conseguiram apreender drogas do tipo maconha , crack e cocaína, além de apetrechos utilizados no tráfico de drogas como balança de precisão e invólucros plásticos.

Em razão da posse dos entorpecentes e dos apetrechos, uma pessoa foi presa e apresentada na Central de Flagrantes de Timon. Após os procedimentos, será encaminhada ao sistema penitenciário.

Além de equipes da DENARC, a operação policial contou com a participação de policiais civis da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa(DHPP),Grupo de Pronto Emprego (GPE),com apoio do Núcleo de Operações com Cães (NOC),todos do município de Timon. As informações são da Ascom PCMA.

domingo, 18 de fevereiro de 2024 às 16:20

Notatinho recebe adesão de mais uma família que migrou da oposição de Matões

O pré-candidato a prefeito de Matões, Nonatinho, recebeu mais uma importante adesão ao projeto político de sucessão ao atual mandatário Ferdinando Coutinho. Luzineide, Dailson e família do Povoado Belém, que eram militantes da oposição, agora fazem parte da ampla base de apoio à pré-candidatura de Nonatinnho.

Não é segredo para ninguém que o secretário de governo Nonatinho vem desempenhando, ao lado do prefeito Ferdinando Coutinho, um grande trabalho à frente da prefeitura. Esse é um dos motivos pelos quais muitos matoenses veem em Nonatinho a segurança da continuidade do trabalho e da gestão do prefeito Ferdinando Coutinho.

A adesão foi fruto de uma articulação do vereador e líder do Governo na Câmara, Hagamenon Maceda. Ao longo dos últimos meses, Nonatinho vem agregando inúmeras adesões. Lideranças, vereadores, famílias e toda a sociedade estão aderindo em massa ao projeto de pré-candidatura.

Estiveram no ato da adesão, além de Nonatinho e família, os vereadores Hagamenon Maceda, presidente da Câmara, Thyago Brito, Aurélio da Mata e Gilberto do Vicentin.

Com uma gestão tranquila e um grupo forte e unido, o prefeito Ferdinando Coutinho mantém o maior grupo político de Matões.

(Com informações do Blog do João Victor Oliveira)

sábado, 17 de fevereiro de 2024 às 08:29

Polícia Civil prende três pessoas por suspeita de envolvimento em triplo homicídio ocorrido em Timon

Um menor também foi apreendido e os policiais encontraram, ainda, várias armas de fogo, sendo a posse do armamento o crime pelo qual o quarteto foi autuado em flagrante

Em resposta rápida do Sistema de Segurança Pública do Maranhão, três pessoas foram presas e um menor foi apreendido durante força-tarefa executada pela Polícia Civil do estado na tarde desta sexta-feira (16) com o intuito de elucidar o triplo homicídio ocorrido na quinta-feira (15) no bairro Parque Alvorada, no município de Timon. As três vítimas eram irmãos.

A força-tarefa, executada em conjunto por policiais da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Grupo de Pronto Emprego (GPE), da Delegacia Regional de Timon e da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC),com apoio do Centro de Inteligência da PC-MA, teve como alvo o mesmo bairro onde o crime ocorreu.

A Polícia Civil acredita que o quarteto tenha participação no crime, mas isso só será esclarecido no decorrer das investigações. Eles foram autuados em flagrante, inicialmente, por posse ilegal de arma de fogo.

Ainda conforme a Polícia, com os investigados, todos localizados no mesmo endereço, os agentes apreenderam forte armamento, sendo três pistolas, uma submetralhadora e várias munições de diferentes calibres. Todo o material será submetido ao trabalho de perícia.

Entre os detidos, uma mulher apontada como familiar de um suposto líder de uma facção criminosa atuante no município de Timon, o que reforça ainda mais o possível envolvimento do grupo detido no triplo homicídio.

As investigações acerca do caso seguem na DHPP a fim de elucidar por completo o crime. Além disso, também será averiguado a procedência das armas e de que forma estavam sendo utilizadas.

Relembre o caso

O crime ocorreu na madrugada de quinta-feira (15) e vitimou três irmãos. Eles estavam dormindo quando tiveram a casa invadida e foram alvejados por vários disparos de arma de fogo.

Dois deles foram encontradas mortos dentro de duas redes e o terceiro, caído ao chão. Os irmãos foram atingidos nas regiões da cabeça e do tórax.

As vítimas são Adrian da Cruz Feitosa, 17 anos, Wallysson da Cruz Feitosa, 19 anos, e Wesley da Cruz Feitosa, 26 anos. As informações são da Ascom PCMA.